Foco nos fundamentos do Bitcoin – Pompliano

Após um fim de semana de considerável volatilidade nos mercados de moedas criptográficas, os comerciantes podem fazer bem em voltar aos fundamentos da Bitcoin para olhar para além dos nervosismo de curto prazo.

A sexta-feira foi um dia difícil para os comerciantes de moedas criptográficas, pois os mercados em geral sofreram quedas abruptas, com a Bitcoin Revolution caindo de cerca de $12000 para menos de $10000. Os analistas de mercado observaram que a Bitcoin estava bem sobre-vendida, uma vez que os mineiros descarregavam suas participações no mercado, o que levou à queda no preço.

Uma queda de quase 20% no valor em um curto período de tempo sempre enviará nervosismo através dos mercados, mas alguns conselhos sábios do fundador da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, podem aliviar alguns investidores que estavam preocupados com novas vendas.

Os fundamentos estão em alta

Pompliano se tornou uma figura cada vez mais respeitada no mundo dos investimentos em moedas criptográficas, com uma visão astuta dos movimentos de mercado e argumentos críticos contra instituições financeiras convencionais como a Reserva Federal dos EUA e suas práticas atuais de estímulo econômico.

Em sua newsletter diária aos investidores na sexta-feira, Pompliano aproveitou a oportunidade para focar nos elementos fundamentais que fizeram da Bitcoin um veículo de investimento cada vez mais importante. O momento do artigo também foi fortuito, dado o dia difícil para a Bitcoin e os mercados de moedas criptográficas mais amplos.

O e-mail da Pompliano começa identificando a Bitcoin como um dos ativos com melhor desempenho este ano, antes de mergulhar em várias métricas que destacam elementos positivos do estado atual da moeda criptográfica.

Um grande avanço para o cofundador da Morgan Creek Digital é o fato de que a capitalização média de mercado de 30 dias da Bitcoin é a mais alta da história da moeda criptográfica. Pompliano exclui os dois meses no final de 2017 em que o Bitcoin atingiu máximos históricos antes de uma queda espetacular do mercado, pois ele desconta „aquele período como uma euforia insustentável que criou outliers nos dados“.

Hashrate saudável, aumento nos novos endereços Bitcoin

Pompliano destaca então o hashrate de mineração da rede Bitcoin, que atualmente está próximo dos níveis mais altos de todos os tempos e tem visto um aumento de 18x desde 2017. Além disso, ele identifica uma parte „bastante equitativa“ do hashrate da rede entre os maiores operadores de pool mineiro.

Novos usuários continuam a aderir à rede Bitcoin, como demonstrado pelo aumento gradual dos endereços exclusivos Bitcoin nos últimos 18 meses, que têm sido caracterizados como um mercado de ursos. Outro elemento positivo identificado pela Pompliano é o nível bastante constante de transações confirmado por dia – o que é um indicador direto de que as pessoas estão realmente utilizando o Bitcoin para fazer transações e transferir valor.

A Pompliano também tocou no aumento da volatilidade nos mercados de moedas criptográficas – sugerindo que é um subproduto das condições de mercado em alta. Como conclusão, o cofundador da Morgan Creek Digital acredita que todas essas variáveis pintam um futuro positivo para a rede Bitcoin e seu valor como um ativo digital.

„Estes fundamentos subjacentes continuam contando uma história convincente da minha perspectiva – a rede de computação Bitcoin está ficando mais forte, as pessoas continuam a usar a rede e o ativo em um ritmo saudável, e a política monetária programática está executando exatamente como ela foi projetada. Eu não me importo com as flutuações diárias de preços porque a tese de longo prazo não só ainda está intacta, mas os fundamentos destacam que a narrativa está se tornando mais precisa com o tempo. Os próximos 16 meses devem ser muito divertidos“.